A CDU – Coligação Democrática Unitária, apresentou os Candidatos da Coligação que irão encabeçar as Listas aos Órgãos Municipais e ás Freguesias Urbanas do Concelho de Chaves:
Freguesia da Madalena – José Luís Martinho – Professor;
Freguesia de Stª. Cruz / Trindade – Miguel Cunha – Médico;
Freguesia de Santa Maria Maior – Maria José Grilo – Professora;
Assembleia Municipal de Chaves – Rui Oliveira – Técnico de Radiologia;
Câmara Municipal – Manuel Cunha (Pité) – Médico.
O Candidato á CM de Chaves, Manuel Cunha, usou da palavra para referir entre outros aspectos, “que tudo mudou nos últimos quatro anos: caíram os salários e pensões, a taxa de Natalidade, a população abaixo dos 18 anos reduziu em 2 mil, a emigração entre as pessoas com idade de trabalhar e fértil, assemelha-se á ocorrida nos anos sessenta, atingindo números preocupantes”. Todas estas questões, segundo o Candidato, “põem em risco a viabilidade do Concelho e Região”, acrescentando que: “esta crise, é distinta de outras e que o Interior e a Região, sofrem mais que outras Regiões do País”. Exemplificou com: “a falta de incentivos fiscais á fixação de empresas, a introdução de Portagens, penalizadoras para a economia, o encerramento e a desqualificação de Serviços Públicos, vieram agravar as já de si difíceis condições de quem vive ou trabalha na Região”.
“A CDU, tem um projecto diferente! Para a Coligação, é importante que sejam implementadas politicas nacionais e locais que contribuam para o seu desenvolvimento sustentado! Politicas que ponham as pessoas em primeiro lugar e que as envolva em todos os processos e decisões. É necessário por a Região a Produzir, criar condições e dar voz aos que produzem. São necessárias políticas autárquicas que valorizem, apoiem e dinamizem as potencialidades existentes, a economia local e o que se produz na região. É urgente criar Gabinetes locais que ajudem a fixação de Empresas, que apoiem e aproveitem os saberes locais.”
“Tudo isto, só é possível com uma mudança profunda das políticas e dos políticos que têm governado os principais órgãos autárquicos”, porque estes, segundo o Candidato da CDU á Presidência da CM de Chaves, “não têm tido uma intervenção qualitativa na defesa das populações, dando como exemplos: o encerramento e o esvaziamento de funções de tribunais, a extinção de Freguesias e a introdução das portagens. Sobre estas questões tão relevantes para a vida das populações, os autarcas do Concelho, branquearam as decisões do governo e agiram como porta-vozes deste, em alguns casos”.